ALERTA DE GOLPE: chegou a conta, você pagou mas o boleto era falso. E agora?
Veja o que você pode fazer nessa situação.
Não bastasse o coronavírus no Brasil e no mundo, estamos enfrentando outra situação: o golpe do boleto falso.
Ao pagar uma conta (boleto) o consumidor pode pagar presencialmente, on-line ou nas casas lotéricas. Por vezes, os boletos chegam via e-mail ou pelos correios.
Pois bem, imagina você pagar aquela sua conta cara de uma loja (por exemplo) e após dias ser informado (a) que o dinheiro "não caiu"?
Veja como funciona o procedimento:
- Se você tem o costume de emitir seus boletos de forma 0n-line, é possível que o boleto falso seja emitido em um site com vírus ou direcionado para um site fraudulento.
- Se recebe boletos por e-mail é possível que o e-mail já venha com vírus.
- Se, caso recebe seus boletos pelos correios, é possível que venha a receber uma conta que não é sua, mas conste seus dados. Por exemplo: chegar uma conta de telefone com seus dados sem ao menos você ter telefone.
Geralmente os boletos são quase idênticos aos originais. É possível encontrar um erro de digitação ou o banco ser diverso daquele original e, ainda, os códigos de barras são diferentes.
ATENÇÃO: já verifiquei um processo em que os números dos códigos de barra eram idênticos, mas as barras em si, eram diferentes do original, sendo suficiente para que o pagamento fosse direcionado para uma conta falsa/fraudulenta.
Aconselho verificar todo e qualquer tipo de boleto que precise pagar: entrar em contato com a loja ou instituição e confirmar os dados, conferir números, banco, nomes. Se possível, emitir o boleto presencialmente ou junto com a loja ou instituição. Mas e mesmo assim eu pagar o boleto falso, O QUE EU FAÇO DOUTORA?
Ao verificar que foi a vítima do fraude, faça um Boletim de Ocorrência (B.O) imediatamente na delegacia mais próxima, com as cópias dos supostos boletos falsos. Entre em contato com a loja ou instituição e explique o caso.
Considerando o Código de Defesa do Consumidor é cabível a restituição do valor pago. Caso não consiga reaver o valor, entre em contato com o PROCON e/ou entre em contato com um advogado de sua confiança.
Fique à vontade para tirar dúvidas, ajudarei no que for possível.
Até mais!
Ana Carolina | Advogada
@a.carolinanunes
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.